Musicalização na Educação II

Musicalização na Educação II

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Detalhes

  • Categoria: Teoria Musical
  • Assuntos: Acordeão, Arte, Bateria, CDs, Chocalhos, Escalas, Flauta, Música, Musicalização, Musicalização Infantil, Notas, Notas de Piano, Piano, Ritmo, Violão
  • Autores: Ana Paula Araújo Fonseca, Antonia de Fátima Mota Gregoleti, Gabriele Lima Gualda
  • Quantidade de Páginas: 16
  • Data de Inclusão: 30/12/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 2.545 KB

A música é uma arte que vem acompanhando historicamente o desenvolvimento da humanidade. Muitos autores afirmam que a música melhora a sensibilidade, o raciocínio lógico, a concentração, a disciplina e que, nas escolas, auxiliam no desenvolvimento infantil, explorando recursos que envolvem aspectos cognitivos, afetivos, emocionais, além de experiências que servirão de bagagem para a vida adulta. Esse trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos que uma intervenção em musicalização pode ter no desenvolvimento musical de crianças de educação infantil. O trabalho foi dividido em três etapas: a primeira etapa consistiu na caracterização inicial dos participantes, com levantamento de informações sobre seu repertório musical. Para a realização deste levantamento foram realizadas atividades que objetivavam avaliar habilidades referentes à musicalização, focando distinção de ritmos com as mãos; atributos do som: diferença entre som grave e agudo; som forte e fraco; audição de instrumentos musicais, solicitando identificação dos mesmos, como: violão, piano, flauta, bateria e acordeão. A segunda etapa foi a realização da intervenção propriamente dita. Para isso, foram realizados quatro encontros semanais de uma hora de duração com nove crianças de uma classe de educação infantil, desenvolvendo-se atividades de educação musical. A última etapa consistiu na avaliação pós-intervenção, onde foi realizado o mesmo procedimento utilizado na primeira etapa. Os resultados obtidos mostraram que, após a intervenção, todas as crianças apresentaram ganhos no repertório musical, além de ganhos indiretos em relação ao desempenho social, relatados pela professora e por uma mãe. Tais dados reforçam o que se afirma na literatura sobre os possíveis benefícios da música para o desenvolvimento infantil.

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