Intertextualidade Musical na Obra de Caetano Veloso

Intertextualidade Musical na Obra de Caetano Veloso

1.060 visualizações 21 downloads

Detalhes

  • Categoria: Teoria Musical
  • Autores: EDUARDO LARSON
  • Quantidade de Páginas: 9
  • Data de Inclusão: 17/12/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 264 KB

Caetano Veloso sempre se mostrou preocupado com os rumos tomados pela música no Brasil. Desde o início de sua carreira, tornou-se ato freqüente em sua atividade como cancionista a incorporação de fragmentos da cultura lítero-musical brasileira e mundial e a rearticulação destes elementos de maneira a olhar criticamente a tradição, o estado presente da arte e suas projeções para o futuro. Tal conduta é coerente com a prática artística no século XX, que tem se caracterizado por um processo constante de auto-reflexão, através de procedimentos intertextuais. Dos procedimentos adotados por Caetano, podemos destacar a paródia. Porém, pelo grau de complexidade alcançado pelas manifestações artísticas modernas em “virar-se para dentro”, faz-se necessário a ampliação deste conceito. Segundo Affonso Romano de Sant’Anna, a paródia deve ser estudada ao lado da paráfrase, da estilização e da apropriação. Estes conceitos iluminam o processo criativo de Caetano ao nível lingüístico, porém, sendo a canção uma forma de arte essencialmente verbo-musical, faz-se necessário a observação de que forma a música contribui neste jogo de sentidos.A presente comunicação abordará uma das canções de Caetano Veloso que faz uso da intertextualidade e levantará questões a respeito de como essa noção pode ser aplicada aos estudos de música popular. Palavras-chave: Música Popular Brasileira, Caetano Veloso, Intertextualidade

Comente Aqui

Subir ao topo