Improvisação, Orientalismo e Escritura

Improvisação, Orientalismo e Escritura

1.253 visualizações 63 downloads

Detalhes

  • Categoria: Teoria Musical
  • Assuntos: Composição, Improvisação, Improviso, Música, Teoria Musical
  • Autores: ANDRÉ RICARDO SIQUEIRA
  • Quantidade de Páginas: 145
  • Data de Inclusão: 24/11/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 1.612 KB

Esta dissertaÁ„o tem, como propÛsito, discutir a vida e a obra do compositor italiano Giacinto Scelsi, a partir da an·lise de seu pensamento estÈtico e composicional, tendo por base seus textos e sua m?sica. O desenvolvimento de sua obra passa pela absorÁ„o de conceitos orientais, culminando na escolha da improvisaÁ„o como principal ferramenta composicional. Seu pensamento estÈtico e composicional peculiar levou-nos ‡ escolha de trabalhar sobre seus textos originais, na tentativa de que o processo analÌtico sobre o compositor fosse desenvolvido a partir de seu prÛprio discurso. Os conceitos de escritura em Roland Barthes e de orientalismo em Edward Said formam a base metodolÛgica para as discussies referentes ‡ ruptura do compositor com a vanguarda hegemÙnica do perÌodo pÛs-guerra. A teoria tripartite de Jean Molino, desenvolvida por Jean-Jacques Nattiez, tambÈm tangencia a an·lise de seu procedimento composicional baseado no conceito de medium. Estas abordagens indicam novas possibilidades de interpretaÁ„o da obra do compositor que, embora ainda pouco conhecido, torna-se uma importante referÍncia dentro da m?sica contempor‚nea.

Comente Aqui

Subir ao topo