Caminhos da Polifonia Contemporânea

Caminhos da Polifonia Contemporânea

1.164 visualizações 26 downloads

Detalhes

  • Categoria: Teoria Musical
  • Autores: KIKO DINUCCI
  • Quantidade de Páginas: 6
  • Data de Inclusão: 29/12/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 203 KB

Ouvindo alguns álbuns dos últimos cinco anos, passa a ser mais perceptível uma abordagem pouco usual no que se refere à estrutura musical no Brasil, à polifonia incrustada na harmonia da canção. A polifonia não é nenhuma novidade na música brasileira diante do leque rítmico que a música tradicional nos traz. O samba, símbolo mor da música nacional, começou cem por cento polifônico. Os instrumentos percussivos, os instrumentos de corda, a voz. Cada elemento figurava uma peça essencial para a sua engrenagem sincopada. Isso ainda é visível no samba do recôncavo baiano (samba­de­roda, chula, samba duro). Ouvindo a gravação do samba de Donga, João da Baiana e Pixinguinha, “Patrão Prenda Seu Gado”, gravado em 1955 por Almirante e Conjunto Velha Guarda, notamos uma forte influência do samba da Bahia. Na gravação, Almirante se dirige a Donga: “­ Dá­lhe, Donga… Olha esse ponteado, Donga… Vamos ouvir a viola, Donga… Nesse ponteado gostoso”.

Comente Aqui

Subir ao topo