Análise e Teoria Musical de 1850 a 1950

Análise e Teoria Musical de 1850 a 1950

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Detalhes

  • Categoria: Teoria Musical
  • Autores: Bárbara Raposo, Filipa Cruz
  • Quantidade de Páginas: 24
  • Data de Inclusão: 21/12/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 968 KB

Dodecafonismo: ? Organizado em séries, que têm como função a criação de gestos melódicos e de acordes a partir de notas seguidas da série, daí não ser utilizada apenas uma escala cromática, pois se as notas fossem seguidas o interesse melódico era inferiorizado. ? A série não é considerada um tema porque não tem um ritmo associado característico. Conjunto de notas acaba por se tornar idiomático. ? Uso de uma série dodecafónica estruturada em retrógrados, inversões, original e retrógrado da inversão. ? Séries podem ser utilizadas em simultâneo, assim como transposições. Juntando todas as possibilidades há 48 opções. As séries não estão cingidas a uma oitava. As notas têm de ser as mesmas, mas os intervalos não obrigatoriamente. ? Não há repetição de notas, a não a mesma nota seguida. Se for em oitava, provavelmente uma das notas faz parte de outra série. ? Uso de # a subir e b a descer começa a ser relevante. ? Dentro da técnica dodecafónica há estéticas diferentes: (1) Pantonalismo – Berg – conseguimos encontrar algumas tonalidades. A meio caminho entre o atonalismo e o tonalismo. Não existe uma técnica sólida de base, sendo que o dodecafonismo é uma das possibilidades. (2) Atonalismo – Schönberg. - Serialismo – Webern – uso sistemático da série dodecafónica.

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