Este artigo apresenta um levantamento dos trabalhos sobre o ensino coletivo de instrumentos musicais apresentados em Programas de Pós-graduação no Brasil. Este levantamento faz parte da revisão de literatura de um projeto de pesquisa de mestrado em andamento, cuja temática é a área de Educação Musical, tendo a aula de Bateria como foco. Os procedimentos metodológicos adotados partem de uma pesquisa exploratória, fazendo-se uso do levantamento bibliográfico. Foi consultado o banco de teses e dissertações da CAPES no período de 1987 a 2011. Para delimitar a busca no portal, utilizaram-se palavras-chave que faziam menção ao ensino coletivo de instrumento. Este estudo apresentou, preliminarmente, que a produção acadêmica sobre o ensino coletivo teve um crescimento nos últimos anos, porém sua relação com a percussão e/ou bateria ainda é pouco representativo na educação musical, justificando um maior número de pesquisas nessa área. Palavras-chave: Educação Musical; Ensino Coletivo; Percussão; Bateria.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.