Este trabalho tem como objetivo a análise do desenvolvimento de uma seqüência didática elaborada com base em uma abordagem de ensino CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade), buscando caracterizar relações epistêmicas e ações pedagógicas estabelecidas em uma sala de aula de química no processo de contextualização e construção de significados para os conceitos científicos estudados. Os resultados da análise revelaram que a seqüência proposta apresenta diferentes possibilidades de dinamização do ensinoaprendizagem, das quais podemos apontar: uma maior participação e interesse dos alunos quando se busca a articulação dos conceitos químicos com o contexto tecnológico e social (dimensão epistêmica) e a instauração de processos interativos na dinâmica da sala de aula, o que não é muito comum em abordagens de ensino mais tradicionais (dimensão pedagógica). Dentre as limitações, está a dificuldade de promover atividades mais interativas quando do tratamento dos aspectos tecnológicos envolvidos na temática abordada, devido ao acesso restrito às informações técnicas sobre pilhas.
Copyright © 2025 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.