Quando não temos conhecimento sobre um determinado assunto, não existem muitas dúvidas. Porém conforme nossa quantidade de informação aumenta, a quantidade de dúvidas e incertezas também. Ao fim de qualquer estudo ficamos com a certeza que ainda existe muito mais a explorar. A possibilidade de conhecimento é praticamente infinita, Sócrates conseguiu resumir isso com maestria em sua frase. Somos todos eternos aprendizes, e à medida que aprendemos e respondemos nossas perguntas também descobrimos a imensidão de possibilidades que estavam escondidas. A ilustração da capa mostra de forma bem humorada o que é a mente humana. Um quebra cabeças gigante, tão complexo que muitos passaram a vida estudando e mesmo assim só foi possível compreender uma parte dela. Temos inúmeras linhas de pensamento, uma é incapaz de desmentir a outra com 100% de certeza. O termo “Psicologias”, título do livro que foi utilizado como base para o artigo, ilustra bem isso. Diferentes formas de pensar, baseadas em um mesmo foco, a psique humana. Psicologia é sim uma ciência, porém nela não nos prendemos apenas ao mensurável. Apesar deste ser importante também temos o fator subjetivo, e esse fator nos diferencia dos demais. Cada pessoa tem seus valores, por mais que tentemos agrupar, cada ser humano é único. É uma resposta singular a um conjunto de elementos: A sociedade, sua cultura, características físicas e biológicas, história e vivências. Não existem duas mentes iguais. E com base nessa premissa vamos, por fim, responder qual a importância da psicologia para o publicitário. Por mais que estudemos não vamos entender a mente humana em sua totalidade, mas para quem deseja trabalhar com comunicação é vital conhecer o máximo possível sobre nosso alvo. Comunicação social implica em interação, é transmitir uma mensagem e fazer com que esta chegue sem ruído aos ouvidos do nosso público. Só é possível fazer isso de forma eficiente quando se tem o mínimo conhecimento sobre como chegar nesse público, como falar com ele e de que maneira podemos atingi-lo. Entender os processos conscientes, criar habilidade para estimular o seu comportamento, sua percepção e deixar nossa mensagem também em seu subconsciente é o ideal de qualquer publicitário e para conseguirmos isso o conhecimento que vem do senso comum não basta. Precisamos de método, técnica, pesquisa e conhecimento científico. Ou seja, precisamos, entre outras coisas, da psicologia para atingirmos nosso público da maneira desejada.
Copyright © 2025 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.