A compreens„o do potencial comunicativo dos signos que configuram uma mensagem subliminar È o que este artigo pretende trazer ‡ luz da reflex„o. A acepÁ„o mais comum do termo subliminar È aquela ligada ‡ idÈia de estÌmulos embutidos em peÁas de propaganda, mais especificamente em filmes. Na Teoria da PercepÁ„o de Charles Sanders Peirce encontra-se a base que fundamenta que subliminar È uma condiÁ„o especial de recepÁ„o da realidade exterior. Muitos dos signos que compiem uma mensagem n„o est„o aptos a produzir um efeito numa mente interpretadora. O percepto adentra a mente como signo e, no caso do subliminar, n„o se mostra capaz de efetivar o percurso para atingir os esquemas interpretativos. S„o percepÁies que n„o ultrapassam o limiar da consciÍncia. A recepÁ„o subliminar È a mensagem percebida, por qualquer um dos sentidos, ‡ margem dos esquemas reflexivos, portanto indiscernÌvel, ocorrendo num plano de primeiridade. Numa an·lise de uma peÁa publicit·ria impressa ser· demonstrado o potencial de sugestibilidade que determinados signos est„o aptos a produzir. Palavras-Chave: Subliminar; Signo; PercepÁ„o; Publicidade
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