De acordo com Rubens Figueiredo, a história do marketing político está associada ao desenvolvimento da propaganda. No inicio, a propaganda política era uma característica dos regimes autoritários. A partir de 1945, as técnicas massacrantes do totalitarismo foram sendo substituídas pela persuasão. Oficialmente, o que hoje conhecemos como marketing político moderno teve início em 1952. Nesse ano, o general Dwight Eisenhower (1890-1969) contratou a agência publicitária BBDO para auxiliá-lo na campanha presidencial americana daquele ano. A principal função da BBDO era adaptar a linguagem de Eisenhower ao rádio e à televisão afinal, a mídia eletrônica ganhava uma importância cada vez maior no jogo democrático. O Marketing político começava a engatinhar. Os marketólogos de Eisenhower entendiam que era necessário criar um novo perfil para o candidato não o de alguém que apenas colhia as glórias de um passado vitorioso no comando do exército americano na II Guerra Mundial; mas o de um presidente que plantaria as glórias do futuro americano. Esse trabalho se deu, primordialmente, por meio da mídia eletrônica. Surgiram as primeiras regras da comunicação política, como a sigla USP (Unique Selling Propositon- Única Proposição de venda) vender em cada spot, apenas uma idéia, uma proposição. Somando a isto, também eram utilizados testemunhos de personalidades apoiando os candidatos republicanos. A estratégia deu certo, Eisenhower foi eleito e depois reeleito, em 1956. A partir de 1956, o marketing político passou a ser instrumento obrigatório das campanhas presidenciais norte-americanas. Mas a história do marketing político é muito mais antiga do que nos fazem crer as versões oficiais. Ainda que de maneira menos científica, as raízes do marketing político remontam à antiguidade. Na Grécia antiga, os políticos se dedicavam intensamente à arte da retórica, instrumento fundamental para convencer seus pares e assim fazer valer as suas vontades. Já os faraós do Egito usaram programas de obras públicas para se tornarem mais populares a esfinge de Gizé, por exemplo, construída cerca de 3 mil anos antes de Cristo, teria sido encomendada pelo faraó Quéfren para mostrar aos egípcios a sua imagem divina. Quatro anos mais tarde, em 1960, o marketing político começa a ganhar características modernas. A televisão passa a desempenhar um papel preponderante nas campanhas. Neste mesmo ano, os americanos assistiram pela primeira vez a um debate de candidatos à Presidência pela televisão. John Kennedy preparou-se com especialistas para debater na TV, enquanto Richard Nixon preferiu confiar na sua intuição. Todos os analistas concordam que esse primeiro encontro foi decisivo para o rumo da campanha que elegeria Kennedy presidente dos Estados Unidos. Na Inglaterra, em 1959, os conservadores confiaram, pela primeira vez, sua campanha eleitoral a uma agência de publicidade. Na frança, o primeiro candidato a contratar o serviço de uma empresa foi Leucauner, em 1965.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.