JORNALISMO EM REVISTA, SEGMENTAÇÃO E PUBLICIDADE

JORNALISMO EM REVISTA, SEGMENTAÇÃO E PUBLICIDADE

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Detalhes

  • Categoria: Publicidade
  • Autores: Renata Zacaroni Goulart
  • Quantidade de Páginas: 55
  • Data de Inclusão: 25/10/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 281 KB

Este artigo apresenta uma análise sobre a possível vigência de uma nova prática jornalística; prática essa pela qual o jornalismo se submete a publicidade carregando em seus textos informativos e noticiosos a presença de juízos de valor e opinião exacerbada, muito além de um mero jornalismo opinativo. Para tal, é apresentado como objeto empírico desse estudo a revista Ragga, cujas três seções Noite adentro, Consumo/Eu Quero e Estilo foram estudadas. A revista Ragga por sua vez consiste em um veículo de comunicação impresso pertencente ao Grupo Diários Associados – atualmente, o sexto maior conglomerado de empresas de mídia do país. De veiculação mensal no estado de Minas Gerais, a revista Ragga aborda como sua temática principal: moda, comportamento, cultura, esportes radicais e estilo de vida. A ela, pode ser atribuída a característica de um veículo de comunicação especializado – que constitui um nicho midiático – direcionado a um público específico e fragmentado não se tratando, portanto, de um produto do mercado de massa. Alguns eixos temáticos como a compreensão do que é a segmentação, o jornalismo especializado, o jornalismo de opinião, o jornalismo de revista, em quê consiste a mídia revista e a as influências e interferências da publicidade no jornalismo foram fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho de conclusão do curso de jornalismo. O projeto em questão é suma relevância, pois sugere uma revisão de valores do jornalismo, que tem seus princípios éticos assolados quando se converte às necessidades de mercado (textos que opinam, induzem e propagam idéias que favorecem um produto), apresentando assim, somente os valores morais e os princípios ideais da conduta capitalista. Além disso, entender como um veículo de comunicação cria um novo nicho midiático por delimitar um público leitor, as razões pela qual age dessa maneira e porquê passa a ser visto como um veículo formador de preferências. Palavras-chave: jornalismo; publicidade; segmentação, mídia especializada; jornalismo de revista; jornalismo de opinião; revista; Revista Ragga.

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