Até este momento, nos já trabalhamos, dentre outas questões, os conceitos e inluências do pensamento estratégico no processo de desenvolvimento dos negócios, relacionando-o ao marketing, no âmbito do qual se encontra comprometido com a dimensão análise; tudo isso em uma visão sistemática e permanente do entendimento das necessidades de mercado em níveis crescentes de complexidade. Agora, necessário se faz abordar a dimensão ação, entendida como marketing operacional, que se estabelece em uma relação integrada entre estratégia e operação ou, conforme o Prof. Lambin (2000), entre pensamento e ação, cuja percepção efetiva está relacionada a predominância da ação sobre a visão estratégica. Ainda segundo Lambim, o marketing operacional representa a dimensão ação do conceito de marketing, fazendo parte da atitude voluntarista da conquista dos mercados existentes, cujo horizonte da ação se situa no curto e médio prazo. Trata-se do comportamento comercial clássico, centrado na realização de um objetivo de volume de vendas, que se apóia nos meios táticos retirados da política do tradicional 4 P’s, ou mix de marketing, relacionados ao Produto, Preço, Promoção e Ponto ou distribuição. Os Ps entendidos como as variáveis que podem ser manipuladas pelos responsáveis pelo marketing das organizações.
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