Com a proliferação da internet, a profusão dos nichos de mercado, a queda da credibilidade da propaganda tradicional e a saturação por parte dos consumidores das mensagens comerciais, a comunicação tradicional vem perdendo cada vez mais sua força como ferramenta publicitária. Neste panorama de incertezas, surge o marketing de guerrilha, com suas ferramentas ousadas e criativas, que visam gerar boca-a-boca e mídia espontânea. Isso posto, tendo em vista o grande número de pequenas e médias empresas atuando em Blumenau, buscou-se analisar no presente estudo a possível utilização do Marketing de Guerrilha, a partir da visão das agências de publicidade de Blumenau-SC. Através de pesquisa de caráter exploratório, fez-se uma revisão de literatura sobre o tema, baseada em livros, em artigos acadêmicos e na internet. Para auxiliar na obtenção de material sobre o assunto, fomentar a discussão a respeito e aplicar uma das ferramentas do marketing de guerrilha na prática, criou-se o blog TCC de Guerrilha. Também foi realizada uma pesquisa com entrevista em profundidade, com amostra não probabilística por julgamento, onde foram entrevistadas seis agências de publicidade de Blumenau-SC que já executaram ações diferenciadas de comunicação para seus clientes. Desta forma percebeu-se uma forte tendência à inovação, tanto na utilização da mídia tradicional como na criação de ações ousadas e criativas. Há por parte as agências um esparso conhecimento sobre o termo marketing de guerrilha, mas falta o aprofundamento teórico nas ferramentas, o que gera uma confusão de conceitos. Apesar do medo que sentem os clientes ao aprovar ações de marketing de guerrilha, há espaço para inovar e utilizar-se de suas ferramentas, desde que haja uma maior preparação dos profissionais que criam, planejam, apresentam e executam essas idéias para seus clientes. Palavras-chave: Marketing de Guerrilha. Ferramentas do Marketing de Guerrilha. Publicidade. Nichos de Mercado. Comunicação Diferenciada.
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