Considerando a importância dos estudos de busca por evidências de validade durante o processo de construção de instrumentos psicológicos, o presente estudo teve como objetivo a verificação da validade convergente de um subteste para avaliação da criatividade figural, parte de uma bateria para avaliação das altas habilidades / superdotação (BAAH/S). Uma amostra composta por 114 estudantes do 2º ano (n=15) e 3º ano (n=99) do ensino médio, com idades entre 15 e 20 anos (M=17; DP=0,85), provenientes de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo fez parte da pesquisa. Os participantes responderam ao Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI) e ao Subeste Completando Figuras (em processo de validação). Os resultados, a partir da correlação de Pearson, indicaram convergência entre as medidas visto que a maior parte dos fatores do TCFI apresentaram correlações positivas e significativas com os fatores do teste da BAAH/S, notadamente entre medidas semelhantes (r=0,64 entre os fatores emocionais; 0,60 entre os fatores cognitivos; 0,56 entre os fatores de enriquecimento de idéias). A correlação entre as características criativas avaliadas em ambos os testes mostrou-se, em sua maioria, significativa, com valores oscilando entre 0,21 e 0,61 (p=0,01). Tais resultados tornam possível afirmar, na presente amostra, a existência de relação moderada entre os instrumentos em questão, de modo a confirmar as evidências de validade convergente do subteste em desenvolvimento
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