Questiona-se se o processamento semântico no nível de palavras pode ser um dos fatores relacionados às dificuldades de leitura. Uma forma de análise deste processamento é o paradigma de priming semântico. O priming, um tipo de memória implícita referente aos efeitos facilitadores de eventos antecedentes sobre o desempenho subseqüente, é evidenciado quando o processamento de uma palavra (o alvo) é facilitado pelo estímulo precedente (o prime). No priming semântico há uma relação de significado ou contextual entre o prime e o alvo. O objetivo deste estudo é investigar se a apresentação de palavras semanticamente relacionadas ao alvo (paradigma de priming semântico) pode melhorar a fluência (precisão e rapidez) de leitura de palavras alvo em crianças de 3ª série de escolas estaduais de Porto Alegre. Especificamente pretende-se investigar se palavras precedidas por primes relacionados semanticamente são lidas mais rápida e precisamente do que palavras precedidas por outras sem relação semântica. O instrumento consiste na apresentação de 33 palavras-alvo na tela do computador (software E-PRIME), cada uma sendo precedida por um tipo de prime (relacionado semanticamente ao alvo; não relacionado ao alvo; ou neutro - ####), este último apresentado por 800ms. Os participantes são solicitados a ler todas as palavras que aparecerem no computador, o mais rápido e acuradamente possível. As variáveis dependentes são tempo de reação (TR) e o número de acertos à leitura do alvo. Os alvos variam em regularidade, extensão e freqüência de ocorrência na língua. Os primes semânticos foram gerados em estudo prévio, com 154 crianças de 3ª série. A pesquisa está em andamento e os resultados serão apresentados no pôster, na data do evento. O estudo piloto mostra a necessidade de ajustes no equipamento de avaliação, considerando que as medidas de TR são difíceis de obter e sujeitas a muitas intercorrências.
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