Currículo, Planos e Programas de Estudos

Currículo, Planos e Programas de Estudos

1.924 visualizações 28 downloads

Detalhes

  • Categoria: Programas
  • Autores: Hortensia Murillo Pacheco
  • Quantidade de Páginas: 5
  • Data de Inclusão: 13/12/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 75 KB

O significado ea extensão do conceito de currículo variar substancialmente de De acordo com os autores e visões ideológicas de acordo com as necessidades dos grupos social, em cada momento histórico. Portanto, o currículo é uma construção social e cultura, e como o Dr. Aguirre diz: "Nele grande parte as expectativas são depositadas e confia na aquisição de conhecimentos e competências relevantes para todos sociedade nos parâmetros de qualidade e eficiência são realizados que hoje, atravessar a nossa vida acadêmica "(Aguirre, 2006: 3) Assim, podemos dizer que o currículo escolar é um projecto onde de explícita e implicitamente uma série de concepções ideológicas se materializam, sócio-antropológica, epistemológica, pedagógica e psicológica, que expressam o orientação e intencionalidade do sistema de ensino. Como um produto cultural que é, está em constante movimento, ele será permanentemente ultrapassada pela realidade, pela demandas da sociedade e do mundo do trabalho e da produção, assim como as políticas organizações nacionais e internacionais, e assim por diante. O currículo deve considerar as condições reais em que será realizada o projecto, tendo em conta os princípios e as orientações gerais, ea prática pedagógica. Não No entanto, o currículo é único projecto abrange também a dinâmica da sua forma de realização. Todos proposta curricular inclui "desde a fundação do operações que colocam em prática, apoiados por uma estrutura acadêmica, administrativa, jurídica e económica "(Casarini, 1999: 7) Isso é chamado Resume formal ou oficial.  O currículo real ou viveu é "a implementação do currículo formal com modificações inevitáveis ??e necessárias necessário e ajustar o contraste entre um plano currículo e aula realidade "(Casarini, 1999: 8) Para entender o currículo real é preciso uma análise das condições -Provision escola de espaço e seu uso, a vida sociais nas salas de aula, as relações professor-aluno, métodos de ensino, tipo de comportamento exigindo que as instituições de ensino e sua estrutura operacional, etc., pois isso medeia os objectivos explícitos de qualquer currículo escolar.

Comente Aqui

Subir ao topo