Questões de intertextualidade e composição em Fascination

Questões de intertextualidade e composição em Fascination

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Detalhes

  • Categoria: Piano
  • Assuntos: Composição, Intertextualidade, Música, Música Contemporânea
  • Autores: Raphael Duarte Alves Augusto
  • Quantidade de Páginas: 10
  • Data de Inclusão: 21/12/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 1.673 KB

Este artigo pretende realizar uma análise da composição Fascination (2013) para piano e violoncelo, de Acácio Piedade, à luz da teoria da intertextualidade. Primeiro é definido o conceito de intertextualidade tal como surge na crítica literária da segunda metade do século XX. Em seguida, brevemente, os usos da intertextualidade na história da música ocidental são exemplificados e o conceito de intertextualidade é definido no campo da composição musical contemporânea, antes de se dar a análise propriamente dita. Concluímos que Fascination apresenta diversos procedimentos intertextuais comuns à composição contemporânea que desafiam as noções de “autoria” e de “originalidade”. Palavras-chave: Composição. Intertextualidade. Música Contemporânea

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