Música para Canto e Piano no Ciclo Beiramar

Música para Canto e Piano no Ciclo Beiramar

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Detalhes

  • Categoria: Piano
  • Autores: Robson Lopes
  • Quantidade de Páginas: 151
  • Data de Inclusão: 10/01/2017
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 1.244 KB

A presente dissertação é um estudo sobre a afro-brasilidade na canção de câmara brasileira, tendo como núcleo a análise da obra Beiramar, Op. 21. de Marlos Nobre, composta em 1966, com inspiração nos cantos e crenças negros da Bahia. Abordamos a complexidade da representação das culturas negras no âmbito da música erudita, levando em conta o processo histórico de apropriação e ressignificação pelo qual passaram. História, cultura e diversidade são elementos determinantes do pertencimento, tanto do indivíduo, como da obra à cultura que os produz. A partir das análises literária e musical buscaremos elementos para a interpretação revitalizada tanto da obra de Marlos Nobre, como de outras canções afrobrasileiras do repertório da canção de câmara.

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