O presente trabalho levanta objetivos, estratégias, conteúdos e escolha de repertório para crianças que se iniciam ao piano, considerando o ensino do piano para uma formação musical abrangente, não apenas do instrumentista. A partir deste ponto de vista, o aparato teórico usado para análise dos dados coletados foi o Modelo C(L)A(S)P de SWANWICK (1979), que defende a abordagem integrada das modalidades do fazer musical. Os resultados da investigação mostram que os professores têm enfatizado as modalidades Composição – C – e Performance – P – bem como a atividade Habilidades Técnicas – (S). No entanto, a modalidade Apreciação – A – e a atividade Estudos de Literatura – (L) – são pouco exploradas na aula. Os métodos de piano têm sido utilizados para a iniciação ao piano com certa parcimônia e o repertório escolhido, considerando-se o nível técnico do aluno, normalmente permite maior liberdade para modificação e transformação – onde se percebe interseção entre Composição e Performance.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.