Este artigo apresenta os resultados de uma implementação pedagógica, realizada no Colégio Estadual “Professor Milton Benner”-EFM, município de Wenceslau Braz, Paraná, em cumprimento às exigências do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), ano de 2009. O estudo e pesquisa foram referentes ao ensino da Matemática na atualidade, e objetiva a reflexão, fundamentada em teóricos da área, da importância da utilização, em sala de aula, de metodologias diversificadas e heterogêneas, pelos professores, como por exemplo, “jogos pedagógicos”, como recurso eficaz para despertar maior interesse e aprendizagem dos alunos que possuem dificuldades de aprendizagem ou lacunas em relação aos conteúdos básicos desta disciplina, e que estão matriculados na 5ª série do ensino fundamental, fase II. Constatamos, ao final da pesquisa, a viabilidade do “lúdico”, da diversificação de recursos e materiais, e dos jogos, para a aquisição de conteúdos não aprendidos nas séries anteriores, pelos alunos, e também para propiciar novos significados aos conteúdos básicos da série. A partir destas considerações, conclui-se a importância das escolas públicas e professores desta disciplina se aprofundarem teoricamente sobre o tema, para terem subsídios para desenvolver uma prática pedagógica significativa, através dos jogos matemáticos, que possibilite o desenvolvimento de atitudes favoráveis em relação à disciplina e apreensão efetiva dos conceitos matemáticos fundamentais, que serão necessários para maior desempenho durante o processo ensino aprendizagem, em relação a conteúdos a serem propostos nas séries vindouras.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.