Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa de natureza mista que constou de uma dissertação de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. O enfoque principal da pesquisa foi uma análise e classificação dos tipos de erros mais frequentes cometidos por um grupo de alunos em questões de Geometria da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2005 a 2008. Originalmente, as questões eram de múltipla escolha, mas, para a pesquisa, elas foram aplicadas de forma discursiva, a fim de que fosse valorizado o processo de resolução efetuado pelos estudantes. Participaram da pesquisa vinte e oito estudantes do ensino médio de uma escola estadual do município de Nova Iguaçu (RJ), que, na sua maioria, já haviam sido previamente selecionados para participar da segunda fase da OBMEP de 2008, o que correspondeu a cinco por cento do total de alunos da escola que se inscreveram na referida olimpíada. A classificação de erros utilizada no trabalho foi a de Radatz (1979). Também serviram de base para a pesquisa os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e estudos efetuados por Cury (2006). A análise baseou-se na experiência profissional do primeiro autor desse artigo; foi realizada de forma extensiva e não intensiva a fim de analisar a maior quantidade de questões e verificar a maior quantidade de tipos de erros cometidos por aqueles vinte e oito estudantes. Palavras-chave: Análise de Erros. Ensino de Geometria. OBMEP.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.