N os escritos de Francesco Petrarca (1304–1374) * oresce a ideia do Renascimento. Enquanto a historiogra+ a medieval dividia a história em antes e depois do nascimento de Cristo, Petrarca considera os séculos que sucederam a derrocada do império romano ocidental e o momento contemporâneo a ele como um período de retrocesso, obscurantismo, barbárie e decadência. Para Petrarca, o esplendor romano de grandes homens, sábias letras e belas obras entrara em profunda e irreversível decadência a partir da conversão do Império ao cristianismo, no século IV; por período “antigo”, assim, ele entendia aquele anterior à decadência romana causada pela adoção do cristianismo; por “moderno”, o posterior. Em suas cartas e poemas, Petrarca preconizava o nascimento de uma nova era, na qual a neblina dos séculos passados se dissiparia graças ao retorno à claridade meridional da antiguidade clássica. Anos depois, o humanista Flavio Biondo (1392–1463) cunharia o termo Medium Aevum, ou Idade Média, para referir-se ao período transcorrido entre o saque de Roma pelos Godos, em 410 (por ele equivocadamente datado em 412), e 1412. O esquema segundo o qual entre a grandeza dos antigos e o seu renascimento, no século XV, transcorre um período intermédio de mil anos, in* uenciou profundamente humanistas, historiadores, + lósofos e artistas da época, e segue vivo, de certa forma, até os dias atuais.
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