Brincar com a Linguagem: uma Abordagem do Lúcido na Literatura Infantil

Brincar com a Linguagem: uma Abordagem do Lúcido na Literatura Infantil

828 visualizações 16 downloads

Detalhes

  • Categoria: Literatura
  • Autores: Maria Aparecida Valentim Afonso
  • Quantidade de Páginas: 10
  • Data de Inclusão: 26/11/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 61 KB

Este artigo faz parte de uma pesquisa realizada no mestrado em educação – UFPB com o título Ler e brincar: uma abordagem do lúdico na literatura infantil. Tem como objetivo compartilhar a análise realizada do livro Salada, Saladinha, editado pela Moderna, de Maria José Nóbrega e Rosane Pamplona, ilustrado por Marcelo Cipis, onde se pretende discutir sobre a presença da brincadeira com a linguagem a partir do discurso das autoras e do ilustrador. Tendo por base a perspectiva dos Estudos Culturais, dialoga-se sobre aspectos relacionados à literatura infantil, à criança e a textos específicos como as parlendas, apoiando-se em pressupostos teóricos de autores pós-estruturalistas e pósmodernos, como Foucault, Veiga-Neto e Costa. Palavras-chaves: Criança, linguagem, literatura infantil, parlenda.

Comente Aqui

Subir ao topo