Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil, 1999), o ensino das arte – que inclui o ensino da literatura – tem por objetivo levar os educandos a “apropriarem-se de saberes culturais e estéticos inseridos nas práticas de produção e apreciação artísticas, fundamentais para a formação e o desempenho social do cidadão” (p. 46). Segundo esse documento, tanto a experiência sensível quanto a inventiva são fundamentais para o exercício pleno da cidadania e o desenvolvimento da identidade dos estudantes. Ao mesmo tempo que o texto do Ministério da Educação coloca a necessidade e a relevância da educação artística, ele denuncia o descaso com que essa área do conhecimento tem tradicionalmente sido tratado pelos organizadores dos currículos escolares. Para compensar esse “descaso” (op. cit., p. 46) e auxiliar no enfrentamento e na superação de lacunas tanto teóricas quanto metodológicas, o texto coloca a urgência da realização de estudos que possam embasar “mudanças profundas nos valores, conceitos e práticas que sustentem a presença da Arte, de suas linguagens, de seus modos de conhecer contemporâneos em nossas escolas” (op. cit., p. 48)
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.