Aprende-se Latim para ter acesso a um acervo milenar nas mais variadas áreas do conhecimento. O objetivo, portanto, é conseguir ir aos textos latinos de todos os períodos e conseguir lê-los e entendê-los. Esta comunicação enfoca o ensino-aprendizagem da Língua Latina, apresentando o resultado da aplicação da metodologia adotada no projeto de pesquisa do Grupo de Pesquisa LATIVM, que tem como objeto as obras filosóficas de Cícero. O desafio era como fazer iniciação científica para acadêmicos de Letras, Filosofia e História que pouco estudaram a Língua Latina e poucas oportunidades têm para aprofundar os seus conhecimentos nessa língua. Como abordar um texto ciceroniano, sem possuir um bom conhecimento de Latim? Por outro lado, seria possível apreender a morfossintaxe latina em sua complexidade, lendo Somnium Scipionis ou Tusculanae Disputationes? Com ajuda de uma tradução abalizada, o iniciante deverá chegar a uma leitura proficiente do texto latino. Sabe-se que o aparente caos da frase latina é uma conseqüência natural das flexões nominais e verbais. Forma e função são inseparáveis, a tal ponto que abordagem do Latim se torna um estudo de morfossintaxe. O método aplicado tem o Verbo como centro: por isso, marcam-se os verbos dos modos finitos, os elementos de ligação e as formas nominais, que nada mais são que verbos e cláusulas de ligação num só vocábulo. Chega-se com isso rapidamente a uma leitura expressiva, ao mesmo tempo em que se domina a complexa estrutura frasal latina.
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