Notas em Teoria dos Jogos e Informação

Notas em Teoria dos Jogos e Informação

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Detalhes

  • Categoria: Jogos
  • Autores: Emanuel Ornelas, Guilherme Hamdan
  • Quantidade de Páginas: 143
  • Data de Inclusão: 02/11/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 790 KB

Essas notas pretendem dar uma vis„o compreensiva da noÁ„o de comportamento estratÈgico e de como essa noÁ„o se relaciona intimamente com as ciÍncias sociais em geral e com economia em particular. Na verdade, no que podemos caracterizar como uma deÖniÁ„o ìcotidianaî do que entende-se por um jogo, poderÌamos dizer que a primeira idÈia que geralmente nos ocorre È que um jogo È ìuma disputa de qualquer espÈcieî. No entanto isso apenas n„o basta: uma noÁ„o razo·vel do que seria um jogo por certo nos informaria que jogos tambÈm s„o jogados de acordo com algumas regras particulares associadas ‡ cada jogo ou a um conjunto deles. Isto È, se observamos dois jovens trocando ìsopaposî na rua ou em alguma casa noturna qualquer, n„o dirÌamos que se caracteriza um jogo, mas t„o somente um destempero ou uma estupidez. No entanto, se os levarmos para um ringue, selecionarmos oponentes com caracterÌsticas fÌsicas relativamente prÛximas ‡s deles, colocarmos luvas e especiÖcarmos quanto tempo eles tÍm para lutar, o que vale e o que n„o vale, tudo isso sob o julgo de um terceiro que chamamos juÌz ou ·rbitro, ent„o uma boa parcela das pessoas vai concordar que aquilo pode ser chamado de um jogo - no caso, um esporte. Posto isso, n„o È exatamente um problema pensarmos em exemplos imediatos a partir da caracterizaÁ„o sugerida. Jogos incluem jogos esportivos, de cartas, de mesa, etc. A grande maioria dos jogos deÖnidos de acordo com essa lÛgica possuem um elemento competitivo e outro interativo. Isto È, um jogador deve levar em conta o comportamento do(s) outro(s) jogador(res) envolvidos no jogo. Nesse sentido, seu grau de sucesso nesse jogo depender· n„o apenas da forma como ele prÛprio se comporta, mas tambÈm e efetivamente das aÁies dos demais jogadores que est„o no jogo. Por exemplo, no tÍnis, n„o basta meramente tentar devolver a bola para o outro jogador, mas sim devolvÍ-la de uma maneira tal que o advers·rio n„o consiga retorn·-la. Portanto, notemos, no tÍnis, a quest„o ìaonde jogar a bola?îdepender·, dentre v·rios fatores, de aonde o outro jogador est· localizado. Da mesma forma ocorre no ìWarî, quando n„o devemos apenas atacar as regiies em funÁ„o do nosso objetivo sorteado (e lembre-se, a vitÛria de um jogador nesse jogo signiÖca a derrota de todos os demais participantes), mas tambÈm em funÁ„o do poder de fogo do(s) advers·rio(s), que pode(m) retaliar um ataque qualquer. Esse elemento de interaÁ„o È a principal caracterÌstica das situaÁies que estudamos em teoria dos jogos e È o que a distingue das outras ·reas cujo elemento objeto de an·lise È algum tipo de processo de tomada de decis„o por parte de agentes racionais, em um sentido que Öcar· claro no decorrer do texto.

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