Este artigo apresenta o relato de uma pesquisa que utiliza os jogos matemáticos como estratégia na construção do raciocínio, resolução de problemas e promo- ção pelo interesse pela Matemática que desde cedo faz parte da vida do aluno. Com este intuito, o grupo PIBID da área de matemática da UFG/RC, desenvolve nas aulas de matemática a aplicação dos jogos matemáticos numa escola pública do município de Catalão-Goiás, na turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Esta estratégia de ensino-aprendizagem foi escolhida para que as aulas sejam mais dinâmicas, na expectativa de sanar as dúvidas dos alunos, estimular a criatividade, a criação de estratégias e a interação social. O trabalho priorizara o uso dos jogos matemáticos estratégicos para o ensino dos números racionais (fra- ções e divisões inexatas), no qual se trabalha com a utilização de estratégias ou raciocínio para o objetivo final. Dentro destes jogos, destaca-se: Jogo dos Restos e o Jogo da Memória das Frações. Os resultados obtidos nos anos anteriores mostram que a utilização desta metodologia aumenta o interesse dos alunos pela disciplina. Nessa atividade observa-se que os alunos tornam-se mais críticos e confiantes, levando-os a se envolverem com o conteúdo matemático nas aplica- ções de frações, o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades com os números racionais, além de propiciar momentos entre alunos e professor, na troca de experiências e discussões. Conclui-se que a utilização dos jogos matemá- ticos torna o ensino mais atraente para os alunos, obtendo assim melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem de matemática. PALAVRAS-CHAVE: Frações; Jogos Matemáticos; Ensino e Aprendizagem; PIBID.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.