Este artigo refere-se ao projeto de pesquisa elaborado para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), desenvolvido no período do ano de 2008. Critica o esporte praticado no ambiente escolar e apresenta uma metodologia alternativa, desenvolvida a partir dos princípios dos Jogos Cooperativos. Busca a ressignificação do esporte voleibol nas aulas de Educação Física, para o 1º ano do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, aplicada através da proposta da pesquisa-ação. Utilizou-se dos seguintes procedimentos: Sensibilização ao tema (Direção; Equipe Pedagógica, Professores, Funcionários e alunos); Inserção do projeto na realidade; Assimilação, reelaboração e produção de atividades teóricas e praticas; Organização de uma minicompetição de voleibol; Avaliação investigativa (Entrevista diagnóstica, Check list e Depoimentos); Registro das dificuldades encontradas e possíveis soluções. Analisou-se os dados qualitativamente através das respostas dadas pelos atores às atividades propostas, do comportamento e da atitude dos alunos. O foco principal esteve na aula de Educação Física, e conseqüentemente na atuação da professora e pesquisadora e não apenas na observação dos acontecimentos. Como resultado obteve–se que esta metodologia de trabalho é viável e bem aceita pelos alunos.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.