Um dos fatores que contribuem para que a Educação Física no âmbito escolar, seja legitimada e entendida como área de conhecimento, e não apenas como área de atividade, é que os professores de Educação Física favoreçam a construção de conhecimentos que auxiliem a formação de um aluno crítico e reflexivo. Entendemos que os saberes aprendidos em nossas aulas têm que ultrapassar as “linhas da quadra” e os “muros da escola”; precisam fazer parte da vida de nossos alunos. Um desses conhecimentos que pode ser ensinado diz respeito ao jogo, nesse estudo especificamente o Jogo Popular. Ao se ensinar sobre determinado jogo é preciso ir além da mera vivência da dinâmica do jogo; do apontamento das ações características do mesmo; das regras de seu desenvolvimento. Outros assuntos referentes ao Jogo Popular precisam ser ensinados, discutidos e problematizados pelos professores com seus alunos. Dentre esses assuntos destacamos a possível origem dos Jogos Populares. Diante desse contexto, o objetivo desse estudo é apresentar possibilidades de origem de alguns jogos populares. Nesse sentido, o jogo, enquanto conteúdo curricular, não pode ser limitado a uma transmissão de informações. É necessário que o professor proporcione momentos em que os alunos possam realizar as inter-relações dos saberes que estão sendo ensinados, vivenciados nas aulas. Nesse estudo, apresentamos a origem de alguns Jogos Populares, dentre eles destacamos: amarelinha, bola queimada, bets, bilboquê, ioiô, pião, bugalha e gude. Verificamos que a maioria dos Jogos Populares tiveram sua origem ainda na antiguidade egípcia e greco/romana. Na Idade Média, muitos jogos surgiram e outros foram modificados a partir das transformações na sociedade e nos indivíduos. Os Jogos Populares estiveram presentes em diferentes tempos e espaços, mas o objetivo de salientar os valores e costumes vigentes permaneceu. Na atualidade, a partir das intervenções dos professores, o jogo pode favorecer a formação do sujeito. Um sujeito pensante e ativo, que tem a possibilidade de construir sua própria autonomia e, consequentemente, sua cidadania. Dessa forma, ensinar sobre a origem do Jogo Popular, mesmo que seja investido pouco tempo de nossas aulas para esse aspecto, é uma oportunidade de levar nossos alunos a ultrapassar o limiar do senso comum, avançando em alguns aspectos o nível de conhecimento que os mesmos possuem e levando-os a refletir sobre a influência da história em suas vidas. Palavras-chave: Jogo Popular, Origem do Jogo, Conteúdo Curricular
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