O propósito desta pesquisa é discutir as inferências de brinquedos e jogos na construção do conhecimento em crianças de 2 a 4 anos da Educação Infantil, tendo como ponto de partida o ato de brincar como uma forma prazerosa de aprender. Portanto, é este ato de liberdade que proporciona a construção do conhecimento, que é adquirido pela criação de relações e não por exposições a fatos e conceitos isolados. É portanto através do lúdico que a criança desenvolve seus aspectos cognitivos, emocionais e afetivos. Nesta pesquisa procurou-se analisar quais os conceitos que os professores vem trabalhando o brinquedo e o jogo nas escolas, se eles usam esses recursos e se eles utilizam o lúdico como instrumento de avaliação. Os sujeitos da pesquisa foram 20 crianças de 2 a 4 anos (maternal e jardim II), duas professoras e uma supervisora educacional. Foram utilizados como instrumento de pesquisa, questionários para as professoras e a supervisora educacional. Os resultados do estudo evidenciaram que as professoras e a técnica responsável, já possuem um conhecimento a respeito do assunto proposto e já começaram a desenvolver dentro de suas atividades pedagógicas um trabalho relacionado ao lúdico. Portanto, concluímos que estes educadores já começaram a preocupar-se com a questão do brincar na escola, de como ele é importante para aprendizagem da linguagem e desenvolvimento cognitivo da criança.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.