Ao longo do tempo, constata-se que a importância atribuída ao papel da educação psicomotora no contexto educativo tem vindo a aumentar (Domínguez, Rosales & Benito, 1999), sendo hoje impossível não reconhecer os seus contributos para o desenvolvimento integral e harmonioso dos indivíduos (Matos, 2000). A sua importância mais se acentua quando nos reportamos à infância. Sendo esta um espaço de grandes transformações desenvolvimentais, nas quais a qualidade e a abrangência das mesmas condiciona o desenvolvimento futuro da criança, e sabendo a priori que a educação psicomotora atinge estádios qualitativos que precedem o desenvolvimento cognitivo e social, é importante que a mesma seja contemplada enquanto parte integrante do processo educativo da criança (Matos, 2000). Sabemos hoje que os períodos críticos e as aprendizagens psicomotoras fundamentais se situam nos escalões etários correspondentes ao 1º Ciclo do Ensino Básico. A ausência de actividade apropriada durante este período, traduz-se frequentemente em carências irremediáveis. Atendendo ao referido anteriormente, e perante os défices de práticas lúdicas e pré- desportivas com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho, a Câmara Municipal de Évora fez nascer o Programa “JOGAR”, delineando um modelo de intervenção, conjuntamente com a comunidade educativa e outras entidades do associativismo desportivo local, que preconiza:
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