Jogos, Desafios e Situações Problemas no Ensino da Matemática

Jogos, Desafios e Situações Problemas no Ensino da Matemática

1.759 visualizações 152 downloads

Detalhes

  • Categoria: Jogos
  • Autores: SÔNIA BESSA
  • Quantidade de Páginas: 79
  • Data de Inclusão: 02/11/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 4.664 KB

Os jogos apresentados nesta apostila destinam-se ao professor, para serem utilizados nas atividades cotidianas da sala de aula, com ênfase na aprendizagem das operações matemáticas, no período que compreende o final da Educação Infantil e os seis primeiros anos do Ensino Fundamental, ou crianças na faixa etária dos 5 aos 12 anos. Alguns jogos são novos, outros criados ou adaptados por diferentes professores. Outros já são antigos, que vieram de diferentes lugares do planeta, mas que continuam muito populares em diferentes lugares, alguns deles tem origem incerta ou mesmo desconhecida. Seu mérito não está, contudo na novidade e sim na possibilidade de colocar problemas para os estudantes. São problemas interessantes, com desafios que os levam a querer aprender mais para jogar melhor. Alguns jogos são da professora Constance Kamii, em conjunto com outros professores brasileiros que tem dedicado sua vida à educação de crianças. Ela nos ensina que o maior objetivo da escola deve ser a de formar pessoas autônomas. E quando trata de autonomia, refere-se tanto ao aspecto moral quanto ao intelectual. Isto é, a capacidade do indivíduo de expressar ideias e opiniões, de auto governar-se levando em consideração o seu ponto de vista e o dos outros. Esta meta só pode ser alcançada se houver respeito a individualidade do ser humano e ao mesmo tempo uma dinâmica de operação, na qual a argumentação e a negociação estejam presentes. Tais situações podem ser providas por meio de jogos e desafios. Convém lembrar que o professor é a pessoa que pode criar um ambiente apropriado para uma aprendizagem eficaz. O crescimento de sua prática didática depende da investigação constante e da busca permanente em dialogar com o pensamento dos estudantes. Para o professor o jogo pode ser uma ferramenta, um aliado, na busca de uma escola mais interessante, desafiadora, significativa e justa para todos os que dela fazem parte. Inúmeros são os jogos que podemos utilizar em nossas salas de aula. Aqui apresentaremos alguns muito interessantes, seguidos de algumas observações, para que o professor possa melhor aproveitá-los.

Comente Aqui

Subir ao topo