Executado cientificamente no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o projecto “Crianças e Internet: usos e representações, a família e a escola” procura apreender a presença e as apropriações da internet no quotidiano das crianças em Portugal, em casa e na escola. Inspirando-se em investigaçoes realizadas desde 2001 na Universitat Operta de Cataluña, tem ainda como objectivo enriquecer este conhecimento com a introdução de propostas trazidas para a sociologia pelo “novo paradigma da infância”. Considerando a criança um actor competente, produtora e intérprete activa do seu quotidiano, pretende-se (dando-lhe voz) descrever, caracterizar e interpretar os usos que faz e as representações que constrói sobre a internet, a partir de dois cenários educativos entre os quais circula, a família e a escola, dos quais aliás emergem lógicas que nem sempre coincidem entre si. O projecto desenvolve-se em dois anos (2008-2010), correspondentes a duas fases metodologicamente distintas. No primeiro, prevê-se uma abordagem extensiva e a aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra estratificada de alunos de turmas do ensino básico (1º,2º e 3º ciclos), a frequentar escolas públicas e privadas do Continente. No segundo, uma abordagem compreensiva e a realização de entrevistas em profundidade a uma amostra qualitativa de franjas de crianças (diferenciadas por idade, origens familiares, condições de género e pertença étnica), bem como a seus professores e pais.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.