Censura em Rede

Censura em Rede

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Detalhes

  • Categoria: Internet
  • Autores: ARMANDO LEVY
  • Quantidade de Páginas: 182
  • Data de Inclusão: 15/11/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 1.094 KB

Esta pesquisa foi conduzida no âmbito do Programa de Mestrado em Teoria e Pesquisa em Comunicação, desenvolvido pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Tem como objeto a comunicação em rede praticada através da Internet em empresas privadas brasileiras e multinacionais com operação no Brasil, privilegiando aspectos e dados relativos a uso de computador e de Internet pelos empregados. Buscou-se compreender o impacto da Internet no universo das empresas, especialmente as modificações que ela trouxe às relações de trabalho, por meio da análise das normas que as empresas estabelecem para esse tipo de atividade, assim como as razões que as levam a normatizar o uso da comunicação em rede. Além de pesquisa qualitativa promovida junto 18 empresas de médio e grande porte em vários segmentos econômicos, utilizou-se dados da mais recente pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, que avaliou o uso dessa tecnologia de comunicação em empresas e lares brasileiros, divulgada em janeiro de 2007. De modo geral, os resultados evidenciam que as tecnologias da informação trouxeram várias inovações às relações comunicacionais e de trabalho, a principal delas o fato de que normas de comportamento, antes escritas, agora são aplicadas automaticamente pelos sistemas. Além disso, percebeu-se que a comunicação em rede, que muitos julgam ampla, livre e democrática, é apropriada de modo autoritário pela maioria das empresas, que buscam controlá-la através de sistemas de monitoração e vigilância permanentes, destruindo assim o mito de que as técnicas, por si só, modificam o modo como os meios de produção se articulam. Palavras chave: Comunicação em rede – Internet – Indivíduos – Empresas privada – Pesquisa em Comunicação

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