O desenvolvimento de atitudes positivas face à aprendizagem em História pode depender da maneira como encaramos essa mesma aprendizagem. Todos nós, que trabalhamos com História, sabemos que há mais na História do que o conhecimento de factos passados, mas nem sempre há concordância sobre o que esse “mais” poderá ser. Neste projecto Descobrir a História 9, propomos uma nova abordagem face à nossa disciplina. Trabalhar a História, na perspectiva da educação histórica. Inclui-se aqui outro tipo de competências fundamentais para a construção de uma cidadania esclarecida. Hoje em dia, qualquer indivíduo, numa sociedade aberta e plural como aquela em que vivemos, precisa de saber fazer escolhas, de ser capaz de seleccionar e organizar informação, deve possuir capacidades de análise, de crítica, de argumentação. E é aqui que esta perspectiva de educação histórica assume um papel fundamental: a capacidade de trabalhar as fontes, de compreender as diferenças e as semelhanças entre essas fontes, de interpretar e justificar diferentes pontos de vista, tudo isso contribui para o desenvolvimento cultural e científico, mas também social, moral e emocional.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.