de Kessel mantendo acesa a chama da guitarra jazzística durante as décadas de 60,70 e 80. Em meados dos anos 50, surge o estilo de jazz chamado Cool era o som West Coast, o som vindo da costa leste americana sem o fogo característico do Bebop com seus andamentos rapidíssimos, esse estilo procurava uma sofisticação utilizando o contraponto e outros elementos da música clássica com uma grande exploração da textura dos sons. Os guitarristas que se destacam nesse período são: Jim Hall(1930),originalmente influenciado por Charlie Christian e o saxofonista Lester Young, Jim Hall começa na banda do baterista Chico Hamilton, depois trabalhou com o saxofonista Paul Desmond e no trio do clarinetista Jimmy Giuffre. Nos anos sessenta, gravou três discos com o pianista Bill Evans e também gravou com o trompetista Art Farmer e o saxofonista SonnyRollins. Hall é chamado de “o poeta da guitarra”, tem um estilo próprio que transcende o tempo, um músico que está além dos rótulos e continua atuando já há quase cinco décadas. O estilo de Hall influenciou vários guitarristas que aparecem nos anos70, dentre estes John Abercrombie e Pat Metheny. Em 1952, a gravação de Johnny Smith do clássico Moonlight in Vermont faz grande sucesso e estabelece Smith como uma das importantes vozes da guitarra.Originalmente trompetista de uma banda militar, Smith se torna uma referência na guitarra de jazz, possuidor de um conhecimento harmônico e de uma técnica impecáveis Johnny Smith exerceu grande influência nos guitarristas que vieram depois dele. Duas importantes inovações em termos de formação instrumental surgiram nos anos 50. Em 1957, Barney kessel grava um disco com um trio composto de guitarra, contrabaixo e bateria, e o organista Jimmy Smith forma um trio com órgão, guitarra e bateria, formação que nos anos 60 se tornaria padrão. Os guitarristas que participam dessas primeiras gravações de Smith são:Eddie Mcfadden, Thornell Schwartz, Kenny Burrell(1931) importante guitarrista de jazz que continua em atividade hoje em dia, e mais tarde aquele que viria a ser o maior fenômeno da guitarra de jazz, Wes Montgomery. Um importante nome também surgido nos anos 50 é o do guitarrista Howard Roberts, radicado em Los Angeles. Roberts trabalhou como músico de estúdio nos anos 60 e fundou o Guitar Institute of Technology no final dos anos70. Roberts foi sem dúvida um dos maiores guitarristas de Jazz de todos os tempos. Outros guitarristas que merecem destaque nos anos 50 são: Os guitarristas da Bélgica, René Thomas e Toots Thielemans, Dick Garcia e Joe Puma.
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