Verificou-se uma lacuna na oferta de cursos de graduação em guitarra elétrica. Cursos que são importantes por abordarem tecnologias, estilos e repertórios que os bacharelados em violão tendem a não abordar. Somado a isto a hipótese da existência de uma tradição em guitarra no Brasil fundamenta os objetivos deste estudo: realizar uma pesquisa sobre a história da guitarra no Brasil; identificar o repertório de um estilo de guitarra brasileiro; desenvolver subsídios teóricos para análise de currículos; analisar os documentos curriculares de cinco Instituições de Ensino Superiores; analisar a LDBEN/96 sobre cursos superiores; e delinear indicações para cursos superiores em guitarra elétrica. O método utilizado nesta pesquisa qualitativa partiu da análise do atual estado da questão e do levantamento bibliográfico. Buscou-se extrair significados relativos ao texto e a interpretação dos dados, produzindo as conclusões a partir dos dados coletados tendo em vista: a tecnologia e a linguagem musical da guitarra; a história da guitarra no Brasil; as tendências curriculares; as análises de documentos curriculares e da legislação educacional brasileira; e a elaboração de sugestões para currículos em guitarra. A pesquisa em tecnologia e linguagem da guitarra indicou ser positiva a hipótese sobre a origem comum dos instrumentos de cordas trasteadas, como cavaquinho, bandolim, violão e guitarra. O estudo histórico musical brasileiro revelou que a prática da guitarra no Brasil teve origem em uma tradição multiinstrumentista e revelou um repertório praticado por guitarristas. O estudo curricular resultou no entendimento do currículo como trajetória e do currículo como o modo de funcionamento de uma escola. As análises de documentos curriculares e da legislação educacional brasileira apontaram as variáveis a serem consideradas para a elaboração de propostas curriculares. As sugestões para currículos em guitarra elétrica foram realizadas na forma de: disciplinas e ementas, metodologias de ensino e pesquisa, repertório e indicações de paradigmas educacionais
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.