Verificou-se uma lacuna na oferta de cursos de graduação em guitarra elétrica. Cursos que são importantes por abordarem tecnologias, estilos e repertórios que os bacharelados em violão tendem a não abordar. Somado a isto, a hipótese da existência de uma tradição em guitarra no Brasil fundamenta os objetivos deste estudo: realizar uma pesquisa sobre a história da guitarra no Brasil; identificar o repertório de um estilo de guitarra brasileiro; desenvolver subsídios teóricos para análise de currículos; analisar os documentos curriculares de cinco Instituições de Ensino Superiores; analisar a LDBEN/961 sobre cursos superiores; e delinear indicações para cursos superiores em guitarra elétrica. A pesquisa em tecnologia e linguagem da guitarra indicou ser positiva a hipótese sobre a origem comum dos instrumentos de cordas trasteadas, como cavaquinho, bandolim, violão e guitarra. O estudo histórico musical brasileiro revelou que a prática da guitarra no Brasil teve origem em uma tradição multiinstrumentista e revelou um repertório praticado por guitarristas. O estudo curricular resultou no entendimento do currículo como trajetória e do currículo como modo de funcionamento de uma escola. As análises de documentos curriculares e da legislação educacional brasileira apontaram as variáveis a serem consideradas para a elaboração de propostas curriculares. As sugestões para currículos em guitarra elétrica foram realizadas na forma de: disciplinas e ementas, metodologias de ensino e pesquisa, repertó- rio e indicações de paradigmas educacionais. Palavras chaves: Guitarra elétrica. Currículo. Ensino superior
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