Baseado na prática do ensino de música em escolas particulares que têm a flauta doce como instrumento básico de musicalização, a presente pesquisa propõe uma avaliação entre as necessidades das escolas e suas propostas pedagógicas para o ensino de música, tendo como suporte teórico idéias extraídas das reflexões de Freire (1996) e de Swanwick (2003), na prática educativa. O conto do caso relatado, procura mostrar como são os primeiros passos de um professor quando chega ao mercado de trabalho, das dificuldades encontradas para desenvolver suas metas e de como foram solucionadas. Esse processo resultou na elaboração de um material didático, destinado a dar suportes às aulas, incluindo nele os principais tópicos, visando à alfabetização musical dos alunos nas turmas de primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. O material elaborado é relevante não só como ferramenta de apoio ao docente em sala de aula, mas também como incentivo ao desenvolvimento de novas propostas pedagógicas que agreguem melhor qualidade no ensino da educação musical.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.