Avaliação Estatística sobre o Reconhecimento de Dígitos Manuscritos

Avaliação Estatística sobre o Reconhecimento de Dígitos Manuscritos

1.059 visualizações 14 downloads

Detalhes

  • Categoria: Estatística
  • Autores: Everton Lacerda, Jefferson de Araújo
  • Quantidade de Páginas: 5
  • Data de Inclusão: 05/11/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 514 KB

O reconhecimento de caracteres é uma atividade de grande importância na sociedade. Principalmente, quando se considera a necessidade crescente de integração entre informações em meio físico e meio digital. O reconhecimento de caracteres manuscritos se torna uma tarefa bastante difícil devido à variedade de estilos de escrita entre pessoas diferentes, e até mesmo da mesma pessoa com o passar do tempo. Nesse contexto, o reconhecimento de dígitos manuscritos se torna crucial em várias aplicações como: o processamento automático de cheques bancários [1], onde é necessário obter o valor correto do cheque, visto que caso contrário, haverá prejuízos para o banco ou para o cliente; o endereçamento automático de envelopes postais por meio da leitura do CEP (Código de Endereçamento Postal) [2], data ou dados de catálogo em documentos históricos, o que permitiria a indexação automática do acervo. Devido aos altos custos envolvidos quando há erros de reconhecimento, sempre existe a demanda por classificadores mais precisos, ou de outra forma, com taxas de acerto mais altas. Nesse cenário, foi proposto um classificador que obteve muito bom desempenho no reconhecimento de dígitos manuscritos em [3]. O método citado se baseia em um conjunto de SVMs (Máquinas de Vetores de Suporte) [4] que analisam cada par de dígitos possível (0 a 9), não importando a ordem em que eles aparecem, constituindo assim 45 pares e, por conseguinte, 45 SVMs. Este trabalho faz uma investigação sobre a melhor configuração de parâmetros do classificador sob estudo, no que tange a seus parâmetros (função de kernel e respectivo parâmetro interno). O texto se organiza da seguinte maneira: a Seção II apresenta os conceitos estatísticos relacionados à comparação entre classificadores. A Seção III descreve os experimentos, e a Seção IV mostra a análise exploratória dos dados. Na Seção V, ilustram-se os resultados obtidos. Por fim, a Seção VI conclui o trabalho.

Comente Aqui

Subir ao topo