A investigação realizada ao longo do presente projecto procurou encontrar em contextos on-line a resposta a uma questão inicial: Como utilizar a informática em processos não tradicionais de ensino e aprendizagem? A resposta a esta questão foi procurada através da implementação de um wiki dedicado às questões do Design na Faculdade de Belas Artes do Porto (FBAUP). O wiki foi o contexto on-line eleito como objecto de testagem, por se tratar de um software colaborativo. O conceito de colaboração está na base da Teoria Socioconstrutivista, por nós eleita como fundamentação para a metodologia de ensino adoptada, sendo consonante com os novos paradigmas da comunicação. A Teoria Socioconstrutivista surge ainda como particularmente compatível com os novos paradigmas de ensino ditados pelo Tratado de Bolonha. Pretende-se, deste modo, obter uma ferramenta prática que possa contribuir para uma melhoria no processo de ensino/aprendizagem do Design na FBAUP. Ao longo do presente estudo, abordam-se temas gerais que contribuem para o entendimento do modelo de ensino/aprendizagem implementado. Este modelo, sendo de carácter prático, conduziu o estudo para uma observação igualmente prática onde o próprio modelo se foi desenvolvendo perante as reacções obtidas com a participação dos alunos e com a comunicação tida com estes. São igualmente descritas as estratégias seguidas, os resultados obtidos e as conclusões extraídas destes. Para além destas informações, temos ainda referência às dificuldades sentidas e às perspectivas de desenvolvimento futuro. Tratando-se de um projecto de investigação aplicada, o objecto de estudo encontra-se em constante alteração, facto que indicia mudanças constantes na obtenção de futuros resultados e consequente sucesso.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.