No âmbito do Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva de Couro e Calçados, ocorreu em Novo Hamburgo, em 24 de abril de 2002 a primeira reunião do Grupo de design. Foi uma manhã de intenso debate. As discussões apontaram na direção de que o país precisava mudar o conceito do calçado brasileiro, criando uma imagem diferenciada, para transformá-lo em um produto único. A criação de uma imagem brasileira, que destaque e identifique bons produtos e serviços, poderia ser usada não apenas como estratégia de manutenção do espaço de nossos calçados, mas também para a conquista de novos mercados. Ressaltou-se a necessidade de realizar investimentos na apresentação do produto, design e embalagem, assim como em propaganda junto aos distribuidores para consolidar a marca Brasil ou a marca própria. Contribuir para esse processo pareceu ao Grupo de design do Fórum de Competitividade uma ação importante. Deu-se a partir daí inicio ao levantamento das informações e da oferta de serviços. Tais informações foram organizadas de maneira a atender às necessidades de profissionais e empresários. Essa sistematização só foi possível porque contou com a colaboração de muitos, que disponibilizaram seus acervos e informações. No curso do processo tivemos uma boa surpresa. Há uma gama considerá- vel de informações e de serviços disponíveis. Se existem informações e serviço é porque existe um mercado para eles; há portanto interessados em consumi-los
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