O achatamento da margem de lucro, a concorrência no setor e a redução do poder de compra do trabalhador nos últimos anos, são alguns dos fatores que estão transformando a gestão estratégica dos custos no setor supermercadista, que passa a ser uma necessidade para a sobrevivência das empresas no mercado. O fortalecimento das alianças estratégicas entre fornecedores e varejistas e a tendência à concentração em grandes redes são algumas das tendências propostas para a perpetuação no mercado. Entretanto, isso não basta, pois, se a margem de ganho apresentada pelo produto e conseqüentemente pelo faturamento total não suprir os custos totais da empresa, no curto ou médio prazo, ela terá que encerrar suas atividades. O objetivo do trabalho é demonstrar a importância do uso de ferramentas financeiras para formação do preço de venda do produto, gerando assim, maior competitividade e contribuindo para o sucesso da empresa no mercado em que atua. Para isso, será realizado um estudo de caso em um supermercado de médio porte da cidade de Birigui estado de São Paulo que nos últimos dois anos apresentou um crescimento significando em relação aos outros supermercados varejista da cidade e de mesmo porte. Palavras-chaves: Varejo, Gestão Financeira, Finanças do Varejo.
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