A presente pesquisa teve como objetivo identificar e analisar quais as posturas teóricas e as estratégias de pesquisa empregadas nas teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP. Para tanto, foram analisados os conteúdos de 125 trabalhos, sendo 73 dissertações e 52 teses, defendidas no período de 2004 a 2009, disponibilizadas em meio eletrônico pela Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. A análise foi realizada com ênfase na leitura dos resumos, com a consulta a outros tópicos dos trabalhos no caso de dúvidas nas classificações. No tocante à postura teórica, os resultados evidenciam um predomínio da postura positiva em relação à postura normativa, tanto nas teses quanto nas dissertações. Esse resultado corrobora os achados de Theóphilo e Iudícibus (2005) quando afirmaram haver uma quebra de paradigma, tendo os estudos positivos passado a serem predominantes na produção científica no Brasil. Quanto ao Pólo Técnico, constatouse uma maior adoção de estratégias de pesquisa de natureza teórico-empirica, tanto nos trabalhos com postura positiva quanto nos trabalhos normativos. Sendo assim, não se confirmou a tendência prevista pelo trabalho de Theóphilo e Iudícibus (2005) de que estudos normativos, em sua maioria, seriam estudos teóricos. Palavras-Chaves: Epistemologia, Pólo Teórico; Pólo Técnico; Postura Positiva; Postura Normativa
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