Reconhecidamente, há diferentes modos de organização dos conteúdos de uma determinada disciplina, particularmente Biologia (ver, e.g., PCN+). O programa atual tem como objetivo motivar os alunos logo no início do ensino médio. Para isso, considera que a contextualização do ensino, através dos conteúdos ecológicos, assunto amplamente discutido desde o início do ensino fundamental, é uma opção que possibilita aos educadores a utilização de diversos temas em evidência. Após uma introdução geral sobre os níveis de organização biológicos, a origem da vida e ecologia, é mais apropriado o estudo da unidade da vida, ou seja, a célula (Citologia). Aumentando o nível de complexidade e seguindo uma sequência lógica, os alunos serão então introduzidos no estudo da Genética e Evolução. Finalmente, na terceira série, serão abordados os temas sobre a diversidade dos seres vivos (todos os reinos e domínios), incluindo os aspectos fisiológicos, e aplicando os conhecimentos adquiridos anteriormente nos estudos de genética, ecologia e evolução. Destaca-se que a espécie humana deve ser incluída em todos os eixos temáticos das três séries. Essa abordagem é importante para contextualização e exemplificação, além de considerar a espécie humana como organismo e, ao mesmo tempo, agente modificador.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.