Este trabalho é parte integrante de um projeto maior que buscou a promoção de atividades sócio-econômicas que possibilitassem geração de trabalho e renda de forma interdisciplinar e participativa, articulando escola-família como resgate cultural, ambiental e dos princípios do viver e conviver para conquista da melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente no Vale do Tinguá, Município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Com este propósito, a Escola Família Agrícola (EFA, EMFRAS), reforçou a parceria com a UFRuralRJ e o curso de Economia Doméstica, por meio de atividades relacionadas ao vestuário e moda, de modo a criar e confeccionar artigos têxteis para contribuir com a geração de renda. As atividades buscam atender aos objetivos da Pedagogia de Alternância proposto pela EFA do Vale do Tinguá que dentre outros, sugere viabilizar o potencial autosustentável do meio rural, ecológico e humano existente na região de Tinguá, segundo a proposta da Pedagogia. As oficinas destinaram-se aos educandos, às suas famílias e à comunidade local de baixa renda, visando despertar e estimular os pequenos produtores com mais uma alternativa auto-sustentável quando associou a produção agrícola com o aproveitamento de materiais descartáveis e reaproveitáveis, de uma maneira geral, para produção de objetos de utilidade doméstica, comercial e cultural.
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