Após a crise financeira de 2008-2009, de efeitos nefastos em nível global, muito se tem discutido e implementado em termos de formas de se aumentar o acompanhamento e controle societário sobre as empresas, o que acabou por ressuscitar e reforçar uma idéia não tão nova: a Governança Corporativa. Mas, afinal, o que seria isso? Muitas são as definições, mas, tomando-se por base a definição dada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, temos que: “Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle.” (IBGC, 2010; grifos do autor) Conforme se observa, a Governança Corporativa, no caso, preocupa-se em tornar claras e bem informadas as partes envolvidas num empreendimento privado. Neste sentido, terminologias e conceitos como Transparência, Eqüidade, Responsabilidade (Accountability) e Responsabilidade Corporativa, entre outras, tornaram-se lugar-comum nos círculos empresariais. No entanto, como tem ocorrido nas últimas décadas, não tardou para que estes conceitos migrassem da Administração Privada para a Administração Pública, numa tentativa a mais em se buscar maiores Eficiência e Equidade desta última.
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