As organizações são uma realidade do mundo contemporâneo, e quase tudo o que acontece no mundo depende delas. Elas se fazem presentes na vida civilizada, uma vez que fornecem os meios para o atendimento das necessidades humanas. o entanto, para alcançarem seus objetivos, as organizações devem ser capazes de utilizar corretamente seus recursos e, para . so, precisam de administração. Este capítulo tem por objetivo apresentar a administração como ciência e como prática, procurando . tificar a sua necessidade como atividade humana sencial. Exploraremos os conceitos de administra- ão e de organização, destacando o papel da eficácia e da eficiência como medidas para avaliar o desemoenho e a qualidade da administração. Além disso, descreveremos as principais funções administração - planejamento, organização, dire- -o e controle -, os níveis organizacionais que com- - m a hierarquia de uma organização e as principais reas funcionais em que a organização ou empresa e ser subdividida. Discutiremos, posteriormente, os papéis que um administrador assume na sua atividade gerencial, e examinaremos as habilidades e competências necessárias para o desempenho dessa atividade com sucesso. Para enquadrar a administração no contexto brasileiro, serão analisados os principais traços culturais característicos do estilo brasileiro de administrar, e serão apontadas algumas das características mais comuns aos administradores do país. Também serão abordados alguns elementos característicos das organizações brasileiras, destacando-se os fatores apontados por seus administradores como determinantes para o sucesso ou insucesso dos negócios nesse contexto. Por fim, tentaremos explicar qual a relevância de se estudar as problemáticas da administração e quais os desafios e recompensas inerentes a uma carreira como administrador, bem como discutiremos quais são as principais tendências e desafios contemporâ- neos e quais são os seus impactos na administração do futuro.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.