Administração Geral e Pública

Administração Geral e Pública

885 visualizações 21 downloads

Detalhes

  • Categoria: Administração
  • Autores: Rodrigo Rennó
  • Quantidade de Páginas: 3
  • Data de Inclusão: 19/12/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 155 KB

Benchmarking é uma ferramenta muito utilizada e bem simples de ser compreendida. A Xerox Corporation é reconhecida como a pioneira no seu uso sistemático, mas seu conceito é muito antigo. O Benchmarking é uma procura por empresas ou organizações (sejam competidores ou não) que tenham práticas superiores, em busca de um desempenho melhor da empresa. Ou seja, é uma análise dos processos alheios e depois uma adaptação destes processos na própria empresa. Vamos imaginar que você queira melhorar a entrega a domicílio de sua drogaria. Uma das formas é analisar quem em seu bairro está conseguindo entregar seus produtos mais rapidamente e tentar “copiar” seus métodos, não é mesmo? Será que a pessoa que atende ao telefone passa mais rápido o recado? Será que o “motoboy” está com uma moto mais rápida?   Desta forma poderíamos identificar qual área da empresa estaria sendo ineficiente, de modo a alcançar um resultado melhor. No caso acima, você não necessitaria de analisar somente drogarias, pois pode ser que a empresa mais eficiente em entregas seja uma pizzaria ou um restaurante de massas, por exemplo. Além disso, muitas vezes um concorrente não vai achar muito interessante ver você tentando “copiar” seus processos de trabalho, não é mesmo? Portanto o Benchmarking muitas vezes é feito com empresas de setores diferentes, ok? Contanto que o processo a ser analisado seja compatível (no caso, entrega de produtos a domicílio) isso pode ser feito tranquilamente.    Cabe lembrar aqui que a análise deve recair sobre os processos críticos da empresa, ou seja, aqueles que trarão efetivamente um resultado superior, pois afetam a produtividade e qualidade dos produtos. O Benchmarking pode ser feito internamente também, entre setores diferentes da mesma empresa, ou divisões de produtos distintos.

Comente Aqui

Subir ao topo