Uma das competências essenciais a ser implementada nas organizações ainda diz respeito a entregar um produto ou serviço ao cliente, externo ou interno, dentro das especificações de qualidade e preços planejados pela área industrial nos limites das necessidades dos clientes, tendo as atividades de apoio à produção fator relevante para o alcance tal objetivo. Em meio às diversas áreas de apoio à produção, a Administração de Materiais surge como uma atividade de grande importância para a qualidade e produtividade dos serviços das empresas, fornecendo o nível requerido de serviço não somente ao cliente externo, mas também ao cliente interno, por meio dos processos de armazenagem, manuseio de materiais, embalagem de proteção, obtenção ou suprimentos, programação de produtos ou planejamento e sistema de informações, proporcionando vantagens competitivas. Estuda-se neste trabalho, construído com aparato teórico baseado nos conceitos e definições sobre Qualidade, Serviços e Administração de Materiais, uma interface entre estes três campos mediante uma análise comparativa, via questionário, das empresas do ramo industrial de médio e grande porte das cidades de São Paulo, Guarulhos e região. Sob a ótica da área de Produção, analisam-se as atividades de apoio fornecidas pela Administração de Materiais, relacionando-as com aspectos relevantes para a qualidade e produtividade do processo. Com isso, clarificaram-se aspectos da importância da Administração de Materiais no fornecimento de serviços com qualidade para satisfação do consumidor interno Produção e da eficiência com que estas atividades são realizadas nas empresas pesquisadas.
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